quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Festival Diversão Arte Verão apresenta brinquedos e brincadeiras tradicionais, em parceria com o Museu dos Brinquedos


Imagem: Museu dos Brinquedos



Exposição de acervo do Museu dos Brinquedos, oficinas e rua de lazer
trazem a Ouro Preto o prazer proporcionado pelas brincadeiras


Como era brincar quando não havia internet? Crianças, papais, mamães e toda a família podem fazer uma incrível viagem no tempo e conhecer ou relembrar brinquedos de outras épocas. A exposição A fascinante história do brinquedo, promovida pelo Museu dos Brinquedos, de Belo Horizonte, estará aberta a visitação durante todo o período do Festival Diversão Arte Verão, de 8 a 17 de janeiro, na Casa dos Contos, em Ouro Preto/MG, com entrada franca.

A exposição mostra como o brinquedo surgiu e como foi sua evolução. São peças do acervo de Luiza de Azevedo Meyer, que começou, aos três anos, com o incentivo dos pais, a colecionar seus brinquedos. Além dos seus próprios, ela guardou os de seus dez filhos e 23 netos. Falecida em 2000, ela não viu sua coleção se tornar o Museu dos Brinquedos, em 2006.

Além da exposição, o Festival Diversão Arte Verão traz, também em parceria com o Museu dos Brinquedos, seis oficinas para crianças, que vão resgatar toda a alegria da brincadeira tradicional. As oficinas são de Bonequinho DoceBoneco de JornalBichinho com Cabacinha, GelecaBoneco com colher de pau e Boizinho de bucha vegetal. Elas acontecem aos sábados e domingos (9, 10, 16 e 17 de janeiro, das 14h às 17h) e são gratuitas.

Imagem: Museu dos Brinquedos


E, para encerrar o Festival Diversão Arte Verão, a atividade Se esta rua fosse minha... vai encher de brinquedos e brincadeiras o Largo Marília de Dirceu, no dia 17 de janeiro, das 9h às12h. As crianças e seus pais vão poder se divertir a valer com o circuito de atividades, que tem o canto dos brinquedos, oficinas que ensinam a construí-los, as brincadeiras de rua, livros, piquenique e muito mais. Tudo para proporcionar muita alegria e interação e estimular a criatividade das crianças. Porque o verão com brincadeiras é muito mais divertido.

Museu dos Brinquedos
Criado em 2006, com o acervo da coleção de Luiza de Azevedo Meyer, o Museu dos Brinquedos funciona na avenida Afonso Pena, 2564, em Belo Horizonte, com mais de 600 peças em exposição permanente. Durante todo o ano, o Museu oferece uma programação variada, com brincadeiras, artes, cultura, livros, música e muita diversão, que agradam crianças e adultos. 

O resgate das brincadeiras tradicionais, um dos valores do Festival, é também a bandeira do Museu dos Brinquedos.Uma das ações do Museu é a exposição itinerante A fascinante história do brinquedo, que estará em Ouro Preto, durante a 5ª edição do Festival Diversão Arte Verão. Outra é a atividade Se esta rua fosse minha..., que também estará em Ouro Preto. 

Festival
Festival Diversão Arte Verão apresenta sua 5ª edição, trazendo muita alegria para as crianças. Focado no resgate das brincadeiras tradicionais, o Festival terá, ainda, a presença daTurma da Nana, que leva a criançada para a rua com cantigas e divertimentos, e a Animando – Mostra de Curtas de Animação, em parceria com a Casa da Animação de Sabará. O Festival tem como parceiros a Prefeitura Municipal, o Museu dos Brinquedos de Belo Horizonte e o apoio local do Museu Casa dos Contos e do Cine Vila Rica. A produção é da Mezcla Organização Cultural e a co-produção da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto – ADOP.


Imagem: Museu dos Brinquedos

Nenhum comentário:

Postar um comentário